sábado, 3 de novembro de 2007

DVRA PRAXIS SED PRAXIS

"A Praxe Académica é um conjunto amplo de tradições usos e costumes académicos que se praticam e repetem ao longo dos anos. Fortemente ligada ao conceito de Praxe Académica, está a tradição de integrar os caloiros na sua nova escola e nos próprios costumes, pelo que a praxe tem também um ritual iniciático fortemente hierarquizado.

Esta ligação é forte de tal modo que por muitas vezes se confunde o conceito de Praxe, que é o conjunto de todas as tradições e rituais com o de "gozo ao caloiro" - rituais de integração dos novos alunos - porém tal confusão não deve ser feita. Actualmente, as actividades que compõem o "gozo ao caloiro" incluem, a título de exemplo, comer sem recorrer a talheres, cantar em conjunto ou a solo, banhar-se em fontes públicas, ou até mesmo algo que passa por um espírito militar para incutir valores e união aos caloiros.

Associado à praxe académica, está o mote Dura Praxis, Sed Praxis - a praxe é dura, mas é praxe! - baseada no mote em latin Dura Lez, Sed Lex."

In Wikipédia

Pois é, esta foi a grande semana de praxes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Maria Fernanda Resende!! Praxe ou se quiserem chamar "gozo ao caloiro", o que para nós é tudo a mesma coisa, tendo em conta que o nosso objectivo não é nem nunca será gozar propriamente com os caloiros, mas sim fazer com que se conheçam uns ao outros, à escola e aos alunos mais velhos, os Veteranos =P.
Depois de alguns percalços com o números de alunos que entraram este ano pa nossa escola tanto na 1ª como na 2ª fase, lá conseguimos uns diazinhos para a tão desejada semana de praxes, onde pudemos finalmente usar o nosso lindo traje, estávamos tão lindos!!

Quero dar também os parabéns a todos os caloiros que tiveram a coragem e a honra de entra na nossa muy nobre escola! Espero que tenham gostado desta semana que os Excelentíssimos Veteranos desta escola prepararam para vocês e que no fim de todos estes dias tenham pensado: "Fogo! cheiro mal! estou toda(o) cagada(o)! estou muito cansada(o)! Mas fogo, vale a pena!!" porque esta é a melhor parte e acreditem passa a correr por isso aproveitem bem a vida académica!! Porque depois é só estudar e fazer trabalhinhos...
Ah e não podia deixar de por aqui a nosso foto de família...Família MAXIMUS!!



"Toda a esel a saltar! toda a esel a saltar! tratar dos doentinhos!! lala la la la! Fazer aspirações! lala la la la Aaaaaalgaliaaaar!!! e Viva a ENFERMAGEM!!"

2 comentários:

˚˙º•۰●Móŋΐcส●۰•º˙˚ disse...

Entrei este ano na ESEL... Depois de uma passagem pela FEUP tive que me render ao que realmente queria =)

Menina do Mar disse...

Olá Mónica! Muitos parabéns!! E bem-vinda a esta novo mundo da enfermagem!
Tens pela frente muito trabalho, vais ver muitas injustiças nos hospitais e vais ter de ficar calada, vais fazer todo o trabalho horrivel que associam a enfermagem, mas também vais fazer e ver coisas lindas!!
Se é mesmo isto que querias não desistas!!
Aproveita este 1º ano!! Lembro-me qdo o 4º ano me disse isto a mim e eu pensei ainda falta muito...mas parece q foi ontem e hoje estou eu no 4º ano...
enfim...beijinhos **