domingo, 25 de outubro de 2009

Mudança da hora

Então muda a hora e ninguém me avisa???

salvador daliA Persistência da Memória de Salvador Dali

Fui eu acordar as 10:30 a pensar que eram 11:30 e só quando já estava no metro, a caminho do Oriente, é que me dizem: “Mas onde é que tu vais? São 11:30 da manhã!”. Eu pensava que era 12:30 e como tinha de lá estar às 13h…

Agora estou toda trocada e cheia de sono, que me tinha deitado as 4h da manha ou melhor as 3h…

Ai… Têm de me avisar destas coisas, que eu sou muito despistada e agora mal vejo televisão, não sei as notícias, de manhã tenho sono e não me lembro de olhar para os relógios do metro!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Hospital da Bonecada

 

Tem um filhote, primo, sobrinho entre os 4 e os 7 anos?

Tem um dia livre entre o dia 30 de Outubro e o dia 13 de Novembro?

 

Venha com ele um dia ao Hospital da Bonecada!

Basta trazer um bonequinho, ou comprar um nas nossa tendas (parte da venda reverte para a operação nariz vermelho) que nós cuidamos dele! :)

 

Objectivo: desmitificar o medo que os petizes tem das batas brancas e passar um tempo agradavel com direito a muita diversão pelo meio.

Esta actividade vai ser desenvolvida pelas associações de estudantes de vários cursos desde mediciana, a educação e claro enfermagem. Mais informações aqui.

Eu vou estar lá. Apareçam!
(na praça central do Dolce Vita Tejo)

Cadeados de Amor*

Florencia

– Filiiiipe!! – gritou ela à nuvem de pó que via ao longe. De certesa que era ele a andar de bicicleta, só podia.  – Filiiiipe!

– Como é que sabias que era eu?? Já te estava a ouvir gritar ainda vinha lá ao fundo… agora tens super poderes?? – perguntou mal parou no portão da casa da Bia.

– Oh não tenho nada, mas só tu é passas por aqui a acelerar de bicicleta. És maluco é o que é! Isto é so pedras!!

– Tu é que és uma mariquinhas, Bia! E isto é fazer BBT, não é andar de bicicleta! Isso é para meninas! – isto foi dito com todo o seu ar de superior, de quem afirma que os homens são muito mais fortes!

– És mesmo parvo! Tu e as tuas manias de que os homens são melh… – nem teve tempo de acabar a frase, já o Filipe estava falar.

– Olha lá, mas porque é que me ‘tavas a chamar?

– Ah! Era para te mostrar uma coisa… mas já não sei se te quero mostrar, que já sei como és e agora vais gozar comigo…

– Não sejas chata, mostra lá!! Que agora quero saber o que é!

Já um bocadinho amachucado, ela lá tirou o postal do bolso. Não fosse a descrição no topo, “Ponte vechio – Florença” e dificilmente se poderia reconhecer aquele lugar, decorado com apenas mais uma estátua. Mais uma estátua? Bem, talvez não, esta tinha algo de… diferente…

– Mas o qu’é isto? Porque é que tem tantos cadeados à volta – perguntou o Filipe quando levantou os olhos do postal.

– Por isso é que te queria mostrar. Não é engraçado? Foi a minha prima que me mandou de Italia, ela diz que agora é tradição lá, os namorados fecharem cadeados, assim em pontes e depois mandarem as chaves aos rios!! – explicou a Bia, que estava quase a rebentar de ansiedade para contar esta história ,que para ela era fantásstica!

– O quê?? Mas pa’ quê? Que mania estranha…

– A minha prima contou-me tudo!! Um escritor publicou um livro, em que um casal prendia uma corrente com um cadeado, numa ponte famosa de Roma, e depois mandou a chave ao rio. O livro deu num filme e agora é quase tradição!! Qualquer dia também quero ir lá por um cadeado… – concluiu ela envergonhada…

– Ai vocês raparigas… que lamechice!! Eu se algum dia fizer isso…Oh eu não vou é fazer!!

– Ahh!! Mas estavas a pensar nisso!! Apanhei-te!!

– Olha não queres mas’é vir andar de bicicleta?? – acrescentou o Filipe rapidamente

 

* Histórica baseada em factos reais

sábado, 17 de outubro de 2009

Poder

“Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

(…)

A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na revolução ou nas ditaduras.”

in Wikipédia

O Princípio do Prazer - René Magritte

Mas é mais que isto…

… é entrar numa sala e todas a cabeças se virarem, para ver “o poder”,

… é todas as conversas baixarem de tom, para se ouvir “o poder” a passar,

… é fazer os corpos tremerem, como se se quizessem dobrar perante tamanho “poder”

… é conseguir confudir os pensamentos só com um olhar, grande como o “poder”

 

E agora eu pergunto, quando as acções dos que nos rodeiam são todas modificadas, apenas pelo poder que temos, será que é mesmo bom ter esse poder? Até que ponto vale a pena perder a espontaneadade dos que connosco convivem?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Viver Despenteada

É preciso deixar que a vida nos despenteie. Aproveitar a vida com mais intensidade... O mundo é louco, definitivamente louco... O que é bom, engorda.  O que é lindo, custa caro.  O sol que nos ilumina o rosto, enruga-o. E o que é realmente bom nesta vida, despenteia...

- Fazer amor - despenteia.
- Rir às gargalhadas - despenteia.
- Viajar,  voar, correr,  entrar no mar - despenteia.
- Tirar a roupa - despenteia.
- Beijar a pessoa amada - despenteia.
- Brincar - despenteia.
- Cantar até ficar sem voz - despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa ideia calçar aqueles saltos gigantes esta noite, deixa o cabelo irreconhecível...

É a lei da vida: Vai estar sempre mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa, que aquela que decide não subir.

Todos os “avisos” nos dizem que devemos andar bonitas: penteia o cabelo, põe, tira, compra, corre, emagrece, come coisas saudáveis, caminha direita, fica séria...   E talvez até devesse seguir as instruções, mas... Quando é que me vão dar a ordem para ser feliz? Por acaso não se dão conta que para ficar bonita eu tenho que me sentir bonita? A única coisa que realmente importa é que ao olhar-me ao espelho, veja a mulher que devo ser.

Por isso, entrega-te, come goluseimas, beija, abraça, dança, apaixona-te, relaxa, viaja, salta, deita-te tarde, acorda cedo, corre, voa, canta, arranja-te para ficares bonita, arranja-te para ficares confortável, admira a paisagem, aproveita, e acima de tudo: Deixa a vida despentear-te! O pior que pode acontecer é que, a rir em frente ao espelho, precises pentear-te de novo...

Adaptado de um e-mail

“It takes a very special person to be a very special nurse”

Pode parecer uma coisinha simples, mas fiquei mesmo emocionada ao ouvir estas pequenas grandes histórias…

É por isto e por muito mais que sei que quero ser enfermeira!

domingo, 11 de outubro de 2009

Mezz’ora

“Sei que mais cedo ou mais tarde esta noite passará
E que tudo vai voltar ao que era
Seria lindo se durasse pelo menos meia hora
porém voltará ao era
Seria lindo se durasse pelo menos meia hora
Prometo a mim mesmo a felicidade
Sem limite, aproveitar tudo o que há”

 

Uma banda que descobri há algum tempo, mas que agora não sei porque estou viciada!!

Zero Assoluto

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A esperança está onde menos se espera

Poster de «A Esperança Está Onde Menos Se Espera»

Um filme com tudo o que implica um filme português, mas bom ;) Reflecte o drama de muitas famílias nesta epoca de crise.

Foi bom recordar aquelas salas de aula, aqueles lugares, que durante um ano fizeram parte da minha vida! E não, o ambiente não é mau como fazem parecer no início do filme. E sim, as pessoas (pronto nem todas, todas, mas a graaande maioria) são mesmo fantásticas! Viva à Kova M =P lol

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

E depois dizem que as urgências estão entupidas…

Um dia na vida de um utente do serviço nacional de saúde, que se encontra doente:

8h05 no centro de saúde que abriu as 8h: a sala de espera cheia, tira-se uma senha para as marcações do dia, mas entretanto vai-se avaliando a situação… Conclusão parece que para hoje só vão estar 2 médicos de serviço e segundo afirmações não oficiais de uma enfermeira amiga, mais vale é ir ao centro de atendimento da gripe.

8h20 porta do centro de atendimento à gripe: segurança e outra pessoa com máscara… Peso na consciencia por estar a recorrer a um serviço, sem se precisar exactamente dele, medo de apanhar a mal afamada gripe A… E está-se de volta ao ponto de partida. Mas e se…

8h45 porta de uma farmácia: será que vendem um antibiotico sem receita? Podemos levar a receita noutro dia… 9h abre a farmácia e como previsto descobrimos que sem receita não há antibiotico, “ordens da casa”!

Bem entretanto toma-se ibobrufeno, descança-se um bocadinho e estamos de volta à vida real… Mais um dia na escola! Trabalhos, correrias, aulas… Até que a pseudo-amigdalite de 3 dias resolve afirmar a sua verdadeira existência com uma febrezinha…

18h15 novamente no centro de saude: deserto… Uma administrativa, uma senhora da limpeza e podia-se ouvir a música que vinha da rua, da campanha do CDU… E médicos? “Olhe a esta hora já não temos cá médicos… Pode é ir ao hospital ou no sábado há SAP no Centro de Saúde X…” Duas soluções muito boas e úteis como se pode ver, a escolhida foi… Tarararan… Ligar a um médico amigo!!

 

E é assim o estado da saúde em Portugal… Eu tentei… eu tentei acreditar que funcionava, mas cada vez sonho em ter dinheiro para o privado…

terça-feira, 6 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Carta de um amor

chavena5“Vale:

As noites são muito longas sem a tua companhia, sem o teu corpo e sem esse teu aroma a flores silvestres de que tanto sinto saudades. Penso em ti. Vejo-te nua a correr para os meus braços, a colar-te à minha pele e impedindo-me de conciliar o sono que tanta falta me faz. Quando consigo, por fim mergulhar nas suas profundezas, ali apareces, outra vez, brincalhona. Metes-te debaixo das mantas, fazes-me cócegas nos pés, encarrapitas-te em cima de mim, acaracias-te até me enlouquereces e ofereces-me os teus belos seios… Bebo deles e tu desfaleces, para que eu te reanime. Era a tua brincadeira preferida, lembras-te? Esforço-me nos meus sonhos para sentir os aromas do teu desejo. Tu não te moves, mas consigo sentir a tua respiração suave e controlada. Sei que sentes prazer, que gostas, por isso volto a beijar o teu corpo suspenso pela excitação. Por vezes sofro, quando sinto que a vontade me quer vencer e tu ainda não estas pronta. Sei que tenho de atingir o ponto de arrepiar a tua pele com os meus beijos. Sei que é uma cerimónia lenta e inebriante, por vezes sofrida, mas sei que para te alcançar, para chegar ao teu limiar, assim tem de ser. Já nessas portas do paraíso te começas a mover. Que ritmos me ofereces! Por vezes confundo-os e por isso paro, para não me perder, para te acompanhar no compasso do teu bailado sensual, em que, por momentos, creio que sou apenas o teu par circunstancial. começas com uns sons suaves… E, quando me mordes as orelhas, mudas de rítmo (…). Continuas novamente lenta, um novo bailado (…). Vale, quando sinto que vou apanhar-te, quando já estou preparado para o último trecho, acordo e descubro que és apenas um sonho e, então, choro como uma criança. Porque já não escreves? Já não me amas? Já outro homem conhece os teus segredos na pista de dança? Será possivel que tenhas vislumbrado com outro amor o horizonte promissor na estreiteza da nossa cadeira de baloiço?

Soube que te libertaram. Aqui na Ilha as notícias são escassas. Conseguiste sair do buraco negro em que o nosso país se transformou? Onde estás? Voltarei a ver-te? Voltarei a amar-te na cadeira de bailoiço da tua avó?

Teu P.”

in, Tardes de chuva e chocolate,
de Amalia Decker Márquez

 

P.S: Também aconselho Domingo de Ramos de Clara Pinto Correia. São dois grandes livros sobre revoluções, que há sua maneira alteraram as histórias das pessoas e dos países, onde o enredo se desenvolve. Portugal e Bolívia, tão longe mas tão perto.

Finalista!! – Mega recepção ao caloiro 2009

“ I gotta felling that tonight gotta be a good nigth”

E foi mesmo!!

Para o ano volto já não volto como estudante…
mas como enfermeira!! :)