quinta-feira, 30 de julho de 2009

“Já estás uma mulherzinha!”

Corria o dia 30 de  Julho, do ano de 1988, eram 17h43, quando nasceu, num pequeno hospital de Lisboa, uma menina pequenina com 3, 000 Kg  certinhos, cabelo pretinho e “cabeça de ovo” (por causa dos forceps, como diz sempre o meu pai). Mais tarde, o cabelo passou para castanho escuro, ela cresceu e ficou reguila, brincou, correu, às vezes caiu e depois aprendeu. Fez alguns amigos, poucos mas bons.

Hoje, passado 21 anos é uma menina crescida, feliz e contente da vida! :)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Viagem a Itália (parte III)

<---00O00--->

Vaticano: por causa das coisas acordámos bem cedinho que era para não apanharmos fila. 7 h da manhã e já estamos nós a porta do museu do vaticano… (grande sorte porque 10 min depois a fila já ia pela estrada a baixo) às 9 h lá entrámos nós e tenho de admitir achei aquilo uma seca. Vá, a Capela Sistina e os quartos de Raphael são lindos!! Adorei! Mas o resto… Exposição sobre o Egipto no vaticano? Porquê? E estátuas tantas, estátuas!!

DSCF7027
Capela Sistina
(este sorriso foi tão forçado… já não tinha forças para sorrir)

Enfim, depois de uma manhã inteira no museu, lá fomos nós ver a praça de S. Pedro e a catedral, que ainda não tinhamos nem sequer espreitado. Chegámos lá e… as palavras acabaram, a conversa morreu perante tamanha imponência e beleza (o que não foi tão belo foi ver o tamanho da fila que havia para entrar na basílica, em plena hora de maior calor). Bem fomos almoçar e voltámos à tarde, já fresquinhos e as forças renovadas (a fila era bem menor).

Basílica de S. Pedro: é realmente tão grande e tão bonita como parece nas fotos  (supera em muito todas as outras catedrais que vimos por Itália). E afirmo isto com conhecimento de causa, porque a vimos de alto a baixo. Descemos aos túmulos dos papas e subimos ao topo da cúpula.

Ai mas a subida… Jesus, meu deus!! Aquilo é tão alto!! E as escadas tão apertadinhas e chegam mesmo a ser inclinadas, para acompanhar a inclinação da cúpula. Ia morrendo!! Era claustrofobia e vertigens, tudo ao mesmo tempo! Mas valeu a pena, só que depois cheguei lá a cima e não larguei a parede, fiquei encostadinha… Vá, mas deu para ver um bocadinho a vista, que era bem bonita, sim senhora. (depois para descer também foi outro cabo dos trabalhos, mas encontramos um casal português que só por me terem dito “é fácil” em português já ajudou imenso! É tão bom ouvir a nossa lingua no estrangeiro…)

S. PedroVista  do topo da basílica de S. Pedro
(e eu cheinha de medo de cair lá para baixo…)

Depois fomos até ao Castelo de Sant’Angelo assim muito rapidinho e voltamos para casa que eu estava exausta aquela subida e descida deram cabo de mim fisica e psicológicamente… à noite estava programado ir ao Hard Rock mas eu já não sai da cama, fica para uma próxima. Ah e pelo meio ainda “conseguimos” roubar… (e logo na cidade santa, no vaticano…) Mas foi sem querer, eu juro! Estávam lá jornais em português e nós pensamos: “que giro, vamos levar um!!” E pareciam grátis (como o Metro ou o Destaque) da forma como estavam, … Quando chegámos ao hotel vimos que afinal custavam 1 euro…

No dia seguinte, levantamo-nos cedinho e seguimos rumo a Florença, a cidade do renascimento! E do calor abafado!!! A cidade é toda em pedra, com aqueles edificio magníficos, mas de pedra. Ou seja, as pedras absorvem o calor e depois nem mesmo a sombra está fresquinho, porque as pedras parecem aquecedores ali a emanar o seu calor! Enfim, mas é uma cidade bonita para se visitar, com a famosa Ponte Vecchio e aconselho a subida ao miradouro da Praça de Miguel Angelo! ;)

DSCF7161

Vista do Miradouro da Praça de Miguel Angelo

Bem aqui tivemos outra aventura. Esta é a cidade do Uffizi o museu onde está a famosa  pintura de Botticelli, Nascimento de Vénus, como tal não podiamos não ir ver. E lá fomos nós (uma hora na fila), 3 pisos cheios de obras para ver… Decidímos entrar em todas as salas, para vermos tudo direitinho e assim foi. Duas horas e qualquer coisa para vermos tudo, mas e cadê o Nascimento de Venús?? “Bem se calhar está para restaurar, ou foi emprestada…” Já estavamos nós a pensar, até que um dos meus amigos decidiu “por descargo de consciência”, como ele disse, ir perguntar… E o quadro estáva lá!! Como é que não o vimos!! Lá subimos aquilo tudo a correr, para descobrimos que estava numa sala à qual se tinha acesso através da primeira, aquela que só espreitamos porque era só paineis dourados… Grigri para nós!

E entretanto chegámos ao último dia de viagem, acordar cedinho e partir rumo a Pisa, para ver a famosa torre, correr mais um bocadinho para o avião (que partiu atrasado), chegámos ao Porto e corremos mais um bocadinho com esperança de apanhar o intercidades (o que não aconteceu…ai o dinheiro que custa um alfa…) e finalmente, Lisboa novamente!!

DSCF2328Torre de Pisa
(eu tentei tirar daquelas fotos engraçadas a segurar a torre mas as minhas não ficaram bem, porque não era eu a fotografar… ninguem percebeu como eu queria)

<---00O00--->

E pronto foram assim os meus dias em Itália… Ai e ainda ficou tanto por contar…  Mas tenho a dizer que vale a pena, é um pais lindo!! Ah e quanto ao mito dos italianos serem todos giro… Ou é mentira ou eles andavam escondidos, ou então é porque eu já  não vejo (preciso de ver) bem =P

terça-feira, 28 de julho de 2009

Viagem a Itália (parte II)

<---00O00--->

Depois de mais uma correria para apanhar o comboio (impressionante como acabávamos sempre a correr para apanhar os comboios) e de umas horinhas de viagem, lá chegamos a Bologna ao fim da noite (mais um check-in as 23h para não variar).

Aqui armamo-nos em finos e ficámos num Hotel (não era hostel, era mesmo hotel) de 3 estrelas!! Até tinhamos bicicleta de exercicio no quarto lol. Bem, dormimos uma noitinha muito boa e de manhã lá fomos ver o centro Histórico (onde também há uma torre inclinada, estes Italianos tem alguns problemas com torres, digo eu) para à hora de almoço partir viagem para Roma.

DSCF6584Bologna (não da para ver bem mas a mais pequena está torta)

Pronto e aqui começou o problema, quando fomos para comprar o bilhete de comboio nas máquinas, dava-nos um aviso em Italiano, que pelo que percebíamos, dizia que não nos a seguravam lugar… (muito estranho, comprávamos o bilhete e não nos asseguravam lugar?? então era bilhete para o quê?) Portanto decidímos ir para  fila da bilheteira, falar com alguém. Então e o que é que se passava? Aquele comboio estava cheio, podiamos comprar o bilhete mas íamos a pé!! A pé, 4 horas e qualquer coisa, cheios de tralhas e malas! Não tivemos outro remedio, se não comprar um bilhete para um intercidades (que são muito mais caros que o regional que queríamos!!), ai até nos doeu largar ali 32 euros.

Enfim, ao menos o comboio era super confortável! Tivemos um compartimento para  nós a viagem quase toda, com encostos da cabeça regulaveis (nos quais eu ia morrendo com a cabeça entalada!! Não dá para explicar como mas acredidem, entre o encosto das costa e da cabeça…pahhh!)  e tudo xpto. Ah e vimos um senhor nesse comboio, que de certesa era da mafia italiana, tinha mesmo pinta disso! (Pronto isto não interessa nada, se me ponho a contar estas coisinhas não saio daqui…)

DSCF1966 Aquele espacinho branco ali em cima, foi onde fiquei entalada… e não digo mais nada

Roma: grande estação, grande confusão, (drogados e prostitutas ali pelo meio… não foi uma primeira imagem muito bonita…) definitivamente grande cidade! Bem, vamos lá procurar o hostel… lá lá lá e iamos nós a andar pelas ruas, quando passamos por um restaurante e nos perguntam: Vacanza? (que era o nome do nosso hostel) e pronto fizemos o check-in mesmo ali num restaurante chinês em Roma lol. (no qual tínhamos 10% de desconto!! Ai comemos tão bem essa noite!! Nada de enlatados woohoo!)

Seguiram-se dois dias de muito andar. Vimos Roma num dia, mesmo só havendo 2 linhas de metro, que passam longe dos locais turisticos. E houve sitios onde fomos duas vezes e eu ainda tive tempo para fazer um retrato a carvão, na Praça Novona (devo acrescentar que está muito bonito sim senhora, mas não me reconheço nele… mas já tenho um retrato meu!! lol).

DSCF6606Coliseu de Roma
DSCF6671
La Bocca della Verità (ai ai ai…eu juro que disse a verdade =P)
DSCF6795
  Ah e tal, olha que vespa vermelhinha tão bonita…e ninguém está a ver….

No dia seguinte, vimos o Vaticano…ai a subida à basílica… Ia morrendo!

(Continua…)

If today was your last day

“You know is never too late to shoot for the stars regardless of who you are. So do whatever it takes ‘cause you can’t rewind a moment in this life. Let nothing stand in your yay ‘cause the hands of time are never on your side”

Nickelback

Aproveita o momento! Vive a vida!

Viagem a Itália

Portanto, vamos lá escrever aqui as aventuras, que se não daqui a algum tempo já não me lembro e depois mais tarde quero recorda-las e não tenho como!

Ai… É tanta coisa que todos os dias me pareciam dois… Era um dia até ao almoço e outro depois do almoço!

 

<---- 00O00 ---->

Bem, primeio dia: chegar a Milão e dar com o Hostel… Foi engraçado andar 3 estações de metro a pé!! (com as malas as costas…) Por aquelas rua tão “liiindas”!! Tão pretas e tão sujas! Mas lá demos o sitio que era acolhedorzinho.

Segundo dia: começámos a maratona de cidades e por isso vimos Milão em 2 horas, já contando com a subida a catedral! 325 degraus, acho eu… a pé!! (tinhamos de poupar, o elevador era mais caro.) Depois lá nos metemos no comboio, à hora de almoço e fomos para Verona, ver a varanda da Julieta (pensávamos nós, porque não a encontramos). Gostei tanto desta cidadezinha… Assim calminha e pacata, ficou na minha lista de “um dia vir aqui passar uma semana de férias”.

DSCF6051  DSCF6165
Catedral de Milão e Rio Adige* em Verona
*(muito bom para molhar e refrescar pésinhos cansados de viagens =P)

A seguir eramos para ir a Pádua, mas o comboio para o qual já tinhamos comprado bilhete foi cancelado (que bom!!!), depois de umas grandes conversas no centro de informações, lá decidimos pagar o que faltava e ir logo para Venesa (o que nós corremos para apanhar o comboio para lá!! Sim, porque decidimos isto quando faltavam 5 min para ele partir!!).

Venesa, saímos da estação de comboios e wooohooo!! Lindo! Lindo, até nos cair o mundo em cima das cabeças!! Começou a cair uma chuvada, com granizo e tudo!! O que vale é que entretanto já estávamos no barco.

Ai… e andar por aquele Grande Canal é tão bonito! E por aquelas ruazinhas cheias de pontes… Gostei mais até do que ir aos pontos turisticos (alias como em todo o lado. Não gosto de molhos de turistas!!). Ah e o nosso hotel era num ilha mais afastada que tinha praia e tudo!! (mas o adriatico é um bocadinho nojento eu só molhei os pésinhos, que só de olhar perdi a vontade de mergulhar naquela água).

DSCF1929 
Canal (sem turistas) em Venesa

DSCF6414

Catedral de S. Marcos e Palácio dos Doges Grande canalGrande Canal, visto depois de andarmos “perdidos” no meio de ruinhas

E pronto , quando demos por ela já era horas de partir viagem rumo a Bologna…

 

(Continua… Amanhã que por hoje isto já deu trabalho
e já está muito grande=P)

 

P.s: sim, eu desfoquei as fotos, não as tirei desfocadas lol

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Passar pela Lua…

Bem, no dia em que fui para Itália estreou o Harry Potter. Ou seja, fiquei 9 dias ansiosa para ver o filme!! Até ponderei ver na primeira sessão do dia ou assim, mas era (e foi) impossível… Enfim fui ver ontem…

- Gostei muito (claro que nunca tem tudo o que tem o livro)

- “Assustei-me” naquelas partes mais “emocionantes” (mesmo já sabendo o que ia acontecer)

- E fiquei muito triste (outra vez) quando o Dumbledore morreufelicidade!! <3

Mas o melhor do filme foram aqueles segundos em que “passei pelas nuvens, pela lua…”!

Sabem quando passamos pelas brasas? É mais ou menos isso… Só que vamos para a lua! É tão bom quando nos apercebermos que o simples facto de termos a cabeça no ombro do menino que está ao nosso lado, nos faz sentir a felicidade mais pura e brilhante do mundo!! :)

Ai quero muito contar as minhas aventuras em Itália mas,
é tanta coisa que ainda nem tive tempo pa pensar o que escrever…

sábado, 25 de julho de 2009

=P

Ah! Tenho só que partilhar como foi o meu dia de hoje:

- Pequeno-Almoço em Florença

- Almoço em Pisa

- Lanche no Porto

- Jantar em Lisboa

“Ciau Bella!”

Estou de volta!

Muito cansadinha, mas em Portugal!!

Ai que saudades que eu tinha… bem vim só dizer Olá daqui a alguns dias ja conto como foi e já vou dar uma voltinha pela blogosfera para ver o que perdi. ;)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O sonho ganhou forma

…Viagens compradas

…Cidades escolhidas

…Meio de transporte seleccionado

…Hoteis reservados

 

 

Começou a contagem decrescente para ITÁLIA*!!!

Quinta-feira é o grande dia!

 

*9 giorni di sogno, ma anche di nostalgia… <3

sexta-feira, 10 de julho de 2009

The PEN story

Mais um video que o meu irmão me disse para ver, e mais um video, que por ser realmente bom, tinha de ficar aqui:

“Um espectacular video de stop-motion by Olympus dedicado ao regresso e ao 50º aniversário das PEN series. Para este projecto, foram tiradas 60 000 fotos, 9 600 foram reveladas e perto de 2 000 fotos foram tiradas de novo. De acordo com os senhores da Olympus, não foi feita nenhuma pós-pordução, nem usados nenhuns efeitos especiais.”

Traduzido do link do Snotr

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Retrospectiva do estágio

Bem, afinal cheguei ao fim do túnel mais cedo do que previsto =P
E porquê? Ora…

… primeiro, porque sou uma stressada e a história toda das monografias* voltou a dar-me cabo do sistema e… Pimba! Mais um dia de cama!

… segundo, porque alguém nos assinou o dia de Sexta-feira e nos disse que não precisavamos de ir, porque já estávamos avaliadas!! :D (ups…não devia revelar isto lool)

Vá, agora quanto ao estágio, no início foi o “ver se t’ avias”, só via olhos fixos, baba e muitos maluquinhos! Passado mês e meio a minha visão completamente, agora são “os senhores lá do serviço”, cada um com as suas caracteristicas e idiossincrasias.

Saí de lá a conhecer todos os (40) senhores pelo nome e admito que se calhar, vou ter algumas saudades de certas coisinhas que cada um fazia e até dos nossos encontros imediatos fora da nossa unidade, este foi um dos melhor:

― Joaninha voa, voa! Que o teu pai foi a Lisboa. (bumkx! bumkx! grande som!! porque isto foi cantado com um rítmo diferente)

Mas, acima de tudo vou ter saudades das coisas que inventávamos que nos faziam rir até doer barriga e até ter lagrimas nos olhos!!

 

O que não esquecer deste estágio: “a vida é mais urgente que o trabalho!!”. Joaninha obrigado por me lembrares disto todos os dias!!

E esta é a nossa música do estágio!! lol Porque sempre que saíamos e ligavamos o rádio do carro ela estava a passar… Passou tantas vezes, que passamos a gostar dela!! :D (ou então, foi influência do meio envolvente e saímos de lá também já um bocadinho maluquinhas… ainda não sei bem)

* Monografia é outro tema que dá aqui pano para mangas,
e me está a dar muita dor de cabeça, ou melhor estômago…

terça-feira, 7 de julho de 2009

Recta Final

Bem vou só “correr” os últimos metros para o fim do estágio e depois volto!

Sexta-feira chego à luz que já se vê ao fundo do tunel!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quem é que tem sorte, quem é?

Eu :)

Porque enquanto metade de portugal estava a estudar para exames, em estágios ou a trabalhar, eu passei um dia no paraíso*!

…Perdi-me em Sines

…Encontrei S. Torpes

…Almocei em Porto Covo

…Lancei o papagaio na ilha do pessegueiro

…Mergulhei no mar, mesmo com algas

…Senti-me a voar com as gaivotas, no cima da falesia do Forte

E tudo isto, na companhia do menino que tem sorriso mais bonito do mundo ;) e de mais meia dúzia de pessoas, para nos lembrar que ainda estávamos mesmo na terra…

 

 

*Só conhecia a Ilha do Pessegueiro, mas fiquei completamente apaixonada pela Costa Vicentina! Aquela calma, aquele mar enorme ,com um azul digno de qualquer destino tropical… Beleza natural intocável!! Que eu espero que fique assim para sempre!