sexta-feira, 21 de março de 2008

Cor de Laranja

Bem hoje calhou-me a mim fazer o jantar (não que isto interesse para o caso, mas serve de introdução) e aconteceu uma coisa não muito comum, o meu irmão veio ajudar-me, ou seja, isto da origem a divagações. No meio de escorrer os cogumelos, fazer gelatina e cantar Rádio SKA dos Despe e Siga surgiu-nos uma dúvida:

laranja 2



Porque é que cor-de-laranja é cor de laranja e não de cenoura?





Sim porque estavamos a fazer gelatina de cenoura, laranja e limão, ora gelatina cor-de-laranja, mas segundo o meu irmão gelatina cor de cenoura ou até mesmo de limão, visto que também tinha limão, porque não, ser cor de limão?

"O Cor laranja, cor-de-laranja ou simplesmente laranja, é uma cor terciária, pelo vermelho e o amarelo (uma primária e outra secundária, dependendo do caso) que, no espectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 620-585 nanómetros. Tem a mesma cor da fruta que lhe dá o nome."

Aí está! e porque é que é a laranja o fruto que dá o nome à cor?  Podia ser cor-da-flor-do-copo.  Verde podia-se chamar cor-do-copo, azul podia ser cor-do-pano-azul-da-loiça...Mas continuando no cor-de-laranja... Já agora devia ser "na" cor-de-laranja, isto digo eu, porque é uma cor e cor é feminino, e laranja também. Mais uma peculariedade da língua portuguesa, enfim... 

"É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja num ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.

Algumas coisas que têm cor laranja: laranja (fruta); chama, fogo, ou brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz etc."

(Este promenor de darem exemplos é a melhor parte!! A wikipédia tem sempre coisinhas destas, engraçadas.)

E já fiz aqui uma dicertação sem conseguir chegar a conclusão de qual a origem dos nomes das cores, é verdade que a pesquiza também não foi muita, mas da que fiz, apenas consegui a origem dos nomes das cores formadas apartir das cores comuns como por exemplo: a origem de amarelo dourado, vem da cor do ouro como o próprio nome indica.

  1. A grande duvida mantêm-se porquê cor-de-laranja e não cor-de-cenoura? Porquê dar superioridade à laranja?

Sem comentários: