quinta-feira, 20 de março de 2008

A força de um Olhar

Já não sei quem disse que os olhos são o espelho da alma, mas cada vez mais tenho a oportunidade de confirmar esta grande verdade. As palavras por mais poderosas que sejam, não conseguem exprimir tudo o que nos vai na alma, não conseguem explicar tudo o que sentimos, não conseguem mostrar o quanto nos doi o coração.

Se pensarmos bem nos filmes, onde tudo é muito bonito e perfeito, basta um olhar e plim! já estão apaixonados, os maus da fita tem sempre aqueles olhares maléficos que rapidamente os denuncia... Sem o olhar as personagens ficavam incompletas, perdiam a piada. Imaginem um filme em que nunca vissem os olhos das personagens, seria original e difícil de entender.

Quem nunca teve uma professora que bastava abrir os olhos daquela maneira para que a turma inteira soubesse que estavamos a fazer asneira? Quantas vezes não basta os pais olharem para nós para percebemos que devemos estar calados ou quietos? Um olhar consegue parar os meninos mais irrequietos, pode dizer mais do que um "não faças barulho!". Através do olhar podes "dizer" tudo aquilo que uma palavra destruiria, podes começar um beijo, podes transmitir calma, mas um olhar também pode destruir aquilo que levamos anos a construir, pode levantar todas as duvidas, tirar-nos todas as certezas, pode demorar uma despedida e encurtar a saudade.

"Olhar cúmplice" de onde virá esta expressão? andei a procura podia ser que tivesse uma história engraçada a sua origem, resolvi ir ver o significado de cúmplice: " 1. que ou o que contribui de forma secundária para a realização de crime de outrem. 2. que ou aquele que colabora com outrem na realização e alguma coisa; sócio, parceiro. 3. que apresenta intenção repreensível, maliciosa ou sugestiva 4. que possibilita, favorece, concorre na realização de algo" ( Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Bem afinal é apenas a junção do significado das duas palavras, contudo descobri uma coisa engraçada, etimologia da palavra cúmplice, vem do latim complex, icis que significa unido, junto e forma o verbo complicãre (enrolar, enroscar, dobrar enrolando)...está explicado o porquê de muitas vezes os olhares cúmplices acabarem onde acabam...

Bem agora fora de teorias, a verdade é que é tudo tão mais fácil quando conseguem perceber todos os nossos olhares, mas custa tanto quando um olhar atravessa as pequenas muralhas que tão habilmente construimos para nos protegermos...quando não conseguimos decifrar o que um olhar quer dizer... quando um olhar encontra o nosso e não temos coragem de o deixar ver a nossa alma...


1 comentário:

Anónimo disse...

Legal..seu blog