sábado, 2 de fevereiro de 2008

Manual de sobrevivência

"Depois de algum tempo aprendes a diferença, a subtil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se e que companhia não significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Começas a aceitar as derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprendes que não importa o quanto te importas com algumas pessoas que simplesmente não importam... E aceitas que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferir-te de vez em quando e precisas de perdoá-la por isso. Descobres que levaste tantos anos para construir confiança e segundos para destruí-la e que podes fazer coisas num instante das quais te arrependerás para o resto da vida. Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e que o que importa não é o que tens na vida mas quem tens na vida.

Descobres que as pessoas com quem te importas mais na vida são levadas de ao pé de ti muito depressa, por isso, devemos sempre deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vemos. Começas a aprender que não se deve comparar com os outros mas com o melhor que se pode ser. Aprendes que os heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.

Aprendes que a paciência requer muita prática. Descobres que, algumas vezes, a pessoa que estas à espera que te pontapeie quando caíste, é uma das poucas que te ajuda a levantar. Aprendes que nunca se deve dizer a uma criança que os sonhos são parvoíces, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprendes que quando estás enraivecido tens o direito de assim estar mas isso não te dá o direito de seres cruel. Descobres que, só porque alguém não te ama da mesma maneira que gostavas que amasse, não significa que esse alguém não te ame com tudo o que pode, porque existem pessoas que nos amam mesmo, simplesmente não o sabem demonstrar ou viver isso. Aprendes que com a mesma severidade com que julgas serás nalgum momento, condenado. Aprendes que não importa quantos pedaços do teu coração foram partidos, o mundo não pára para que os consertes. Acima de tudo, aprenderás que realmente podes suportar, que realmente és forte e que podes ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que tens valor diante a vida."

William Shakespeare

Sem comentários: