terça-feira, 10 de junho de 2008

A arte das Musas

Hoje lembrei-me de uma coisa que quando era mais nova, mas não assim tanto, fazia com a minha e de que agora tenho tantas saudades...

Primeiro, a música... como descrever a musica?

musica "A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo.   Embora nem sempre seja feita com esse objectivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A música expandiu-se ao longo dos anos, e actualmente tem diversas utilidades  como a nivel militar, educacional ou terapeutico (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos e festas

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer o seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humanas."

Wikipédia

 

"...sucessão de sons e silêncio..." Sim pode ser uma definição, mas só o facto de definirmos "música" toda a sua verdadeira essência perde a musicalidade e o sentido. É por isso que em vez de a definir, desde pequenina que aprendi a senti-la.

Muitas vezes no fim da noite, antes do meu pai se ir deitar, eu ia enrosca-me ao pé da minha mãe na cama dela para ver o que ela estava a fazer e não sei se por coincidência ou não, acabavamos sempre por descobrir um canal de TV em que estava a dar um concerto de música clássica e de tudo o que a televisão estava a dar, áquelas horas, era o que a minha mãe mais gostava, de ver/ouvir música clássica.  E então lá ficavamos nós deitadas a ouvir aqueles sons tão diferentes, alegres e tristes, rápidos, lentos, altos e mudos...

Porém não ficavamos só a ouvir...Não sei como começou, mas desde que me lembro, nestes serões havia algo maravilhoso muito para além de "ouvir" a música... Nós faziamos histórias com os sons que ouviamos...

 soneto-2 

Toca uma flauta: "olha é uma menina a correr..." a seguir vem um violino: "que engraçado não parece mesmo que ela está a brincar com um passarinho..." tuba..."Ah! mas veio o vento. Oh, o passarinho fugiu..." e riamos, riamos tanto com as histórias que inventavamos, riamos até as lagrimas não nos deixarem ver e a barriga nos doer...


Escolham um música cheia de instrumentos, deitem-se a ouvir e tentem ouvir mais que a música, oiçam tudo e deixem-se levar, deixem os pensamentos falar com o som e com o silêncio...quando deram por vocês vão estar num mundo aparte a rir, por vezes a chorar, mas num mundo diferente, no verdadeiro mundo da Música!


* E eu neste momento estou no mundo da saudade, no mundo da minha infância...Mãe hoje posso deitar-me ao pé de ti? Y

1 comentário:

Nicole disse...

Não tenho muito a dizer a não ser que me fizeste sorrir com este post :)

Porque as vezes as histórias mais simples são aquelas que nos dão mais conforto.

bj