quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

(Apesar de tudo) FELIZ NATAL!

Como é que sabemos que está a chegar o natal?

... Em todos os intrevalos da televisão (que nesta altura parecem durar mais 5 min que o habitual) vemos os anuncios de todos os perfumes existentes no mercado e de todos os brinquedos que no proximo ano todas as crianças terão!

...A trilogia do "Sozinho em Casa" é presença forte no cartaz dos fimes da Sic e ultimamente também o "Sherek" já começa a ser tradição neste mês de natal.

...As luzinhas de Natal brilham nas ruas e os supermercados tem uma secção especial cheia de chocolates logo à entrada.

Mas, isto são tudo coisas que nos obrigaram a associar ao Natal, porque aquilo que realmente representa o Natal são os poucos presépios que aqui no Municipio das Rotundas existem em quase todas elas.

presepio-natal-lindoo-fundo

Criada e educada na Religião Cristã e apesar de estar cada vez mais distante de todas as práticas com ela relacionada, a verdade é que é ela que me guia. Com o passar dos anos contudo, a tristesa vai aumentando à medida que vou compreendendo que o Natal se está a tornar numa comemoração materialista e cheia de coisas superfulas, gerida a bel'prazer pelos comerciantes, em vez da festa da Família acente na celebração do nascimento de Jesus.

Se o objectivo é celebrar o nascimento de Jesus, não devia ser a ele que deviamos entregar prendas?

Agora é a parte em que começava a dicertar sobre fantasias utópicas, mas é Natal não me podem recriminar. Apesar de não ser só no Natal que me deixo levar pelos Sonhos, esta é a altura do ano em que mais me pergunto porque é que as pessoas não fazem coisas tão simples como dizer "eu gosto de ti"? O amor e a amizade são a melhor prenda que se pode dar! Porém, é so um sonho, é mais facil dar uma caixa de chocolates do que abrir o coração... não estou a dizer que receber uma caixa de chocolates não seja bom, mas seria muito melhor se fosse apenas uma acompanhante para a verdadeira prenda: Amor!!

Enfim tudo isto para dizer: Feliz Natal!!

3 comentários:

Ricardo disse...

Um excelente natal para ti! :)

Beijo

João disse...

Por acaso acho que este natal foi o que pensei menos no consumismo, na minha opinião fruto do continuo trabalho escolar (que conseguiu fazer-me estar na companhia das sras bibliotecárias todos os dias das ferias:P) e de não ter visto muita televisão nem ter ido muito às compras. Mas infelizmente conhecemos bem esta realidade materialista e consumista . Pela familia e pela doutrina cristã, sempre valorizei muito o natal e o momento de convívio e acho que cada vez o faço mais. É importante pensar que não são só prendas,ate pq depois da infancia elas ganham menos daquela magia enorme lool. Como te dizes, se virmos o natal de um prisma materialista, torna-se um nounsense pois quem faz anos não somos nós! e é tão bom estar em família e sentir aquela magia da quadra.E reflectir nalgumas acções que devem ser melhoradas, pelo menos é o que faço. Já se sabe que da Tv temos os anuncios e programas do costume, mas o que me embirra mais é a contagem decrescente da superbock no ano novo lool mata-me:P Quanto ao que escreveste sobre o amor, subscrevo! É uma boa altura para partilharmos o que sentimos. Além de também me deixar levar pelos sonhos (afinal faz parte!), foi bom dizer certas coisas a quem muito estimo! E espero poder dizer a mais, já que por x nesta vida atarefada que levamos por x privamos pouco com as pessoas que nos são queridas e temos tendência a esquecermo-nos de nos abrir.

João disse...

Ps: gosto de dizer "quando o amor quer falar, a razão deve calar!" mas por outro lado temos de atender se a pessoa a quem vamos falar é mais aberta ou fechada. Isso também dificulta o facto de não o dizermos mais frequentemente por x, ou numa primeira x.**