quarta-feira, 7 de abril de 2010

Requisitos mínimos para ser tia avó

Olá! Voltei!!

Depois de uma expedição ao norte do pais, ao belo do Minho, a casa dos meus avós. O motivo da viagem não podia ser mais evidente, a Páscoa! Para quem está habituada a passar a Pascoa nas terrinhas sabe que em Lisboa não há propriamente pascoa é apenas mais um domingo e por isso lá fomos nós.

Na terra da minha avó, a pascoa não é pascoa se a cruz não for a casa. E esta tradição implica que: a anunciar a chegada da cruz vá um menino a tocar uma campainha (que é um mini-sino);  nas casas haja uma mesa recheada de todos os tipos de doces, salgados, vinho do porto e tudo o que lá mais quiserem pôr; e toda a gente vista a sua melhor roupa, porque “os senhores da cruz” tem de ser muito bem recebidos, afinal eles trazem o Cristo ressuscitado!

DSCF8023

Enfim, isto acontece em todas as casas. Por isso, depois de beijar a cruz em casa da minha avó fomos a casa de todas tias e tios ali na redondeza. E, como não podia deixar de ser encontramos a tia Maria das bolachas, é a alcunha que lhe demos, porque como sempre que vamos a casa dela, nos impingiu comida, “oh minha filha, não comeste nadam estás tão magrinha. Como mais isto… e isto…”.

Isto tudo para concluir: é impressão minha ou antigamente ensinava-se às pessoas que para se ser uma boa tia-avó tinha que se apertar as bochechas e impingir sempre muita comida?

4 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

loooool

Isso tem tudo um optimo aspecto :P

Menina do Mar disse...

e um sabor ainda melhor! ;)

João disse...

Também tive o compasso na "minha" casa e passei em quase todas as casas da "minha" rua na terra;) é como dizes, a páscoa lá tem outro sentido e magia, como sempre teve em todo o lado até À parte final do século passado.Por acaso acho que o compasso tb vai a casa das pessoas em algumas paróquias de Lisboa, mas deve ser por marcação, não estou a ver as pessoas a pôr ramos no chão à entrada dos prédios.
Lá na terra que é uma vila grande agora há aí umas 4 cruzes que perfazem as casas todas mas dizem-me que antigamente quando aquilo era aldeia só havia necessidade de haver uma cruz e portanto que o Padre tinha mais tempo para estar á conversa com os fiéis nas casas e logicamente para petiscar aqui e ali e ao fim do dia já andava para o torto!Bjns*

Menina do Mar disse...

João: Na terra da minha avó cada vez há mais cruzes também e cada vez o compasso fica menos tempo la em casa. O comentário deste ano até foi "sim senhor, este ano já foi uma visita de jeito, que ainda ficaram aqui um bocadinho a conversar" lool