terça-feira, 3 de maio de 2011

Vida saborosa

Viver é ser escritor-cozinheiro, é saber que todos os dias têm sabores diferentes e mesmo assim não deixar de os provar. Há dias que sabem mal. Há dias que não sabemos nada, não sabemos a nada. Há dias em que temos de escolher se queremos sal ou açúcar, sem sabermos que sabor vai resultar no fim, a solução é arriscar e provar, na esperança de saiba bem. Há dias em que não sabemos as quantidades certas. Há dias em que só temos o sabor de ontem, porque pusemos muito sal ou muito açúcar…

E depois, há dias em que adoçamos o dia dos outros, em que partilhamos o nosso saber, o nosso açúcar com quem nos rodeia; em que ajudamos a decidir qual o tempero a usar, e experimentamos em conjunto o sabor final. Podemo-nos engasgar, porém também podemos descobrir os melhores sabores da vida: o sabor da entrega, da partilha, da união e do trabalho de equipa.

Por isso já sabes, a vida é uma mistura de sabores e saberes muitas vezes pré-definidos, mas que podem ser sempre temperados, alterados e mudados, por ti e pelos outros. Então qual é o sabor do teu dia de hoje? Qual é o sabor de quem te rodeia? Já sabes qual é o sabor que queres para amanhã? Ah! Porque esqueci-me de dizer, às vezes podes adiantar o que vais cozinhar no dia seguinte ou podes escolher saborear o que sobrou do dia anterior.

 

p.s: a ausência foi grande mas justificada:
organizar e participar numa peregrina ;)