Agora sim, oficialmentemente (lol) sou Enfermeira. Na sexta-feira, dia 17 foi a cerimónia de vinculação à profissão, com a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros que nos disse que aquele era o nosso dia “porque sim!”.
O ponto alto da tarde foi a entrega das cédulas profissionais, em que fomos chamados um a um ao palco do Tivoli para receber (pelas mão da bastonária e do Presidente da Sessão Sul da Ordem dos Enfermeiros, as altas figuras! lol) um livrinho com o essencial para o exercício da profissão. Mas o ponto que me arrepiou foi a adaptação do Juramento de Nightingale (que eu há 4 anos achava que ia dizer no fim do curso), o Juramento Profissional:
“No momento solene em que passo a usar o titulo de enfermeira perante a sociedade e os meu pares, Juro:
Defender em todas as minhas intervenções profissionais, a liberdade e a dignidade da pessoa humana e do enfermeiro;
Defender os valores universais da relação profissional: Igualdade, liberdade responsável, verdade e justiça. altruísmo e solidariedade, competência e aperfeiçoamento profissional;
Ter como princípios orientadores da minha actividade profissional a responsabilidade inerente ao papel assumido perante a sociedade, o respeito pelos direitos humanos na relação com os clientes, a excelência do exercício na profissão e na relação com outros profissionais:
Respeitar os princípios científicos da profissão;
Cumprir os deveres que assumo ao usar o título de Enfermeira e decorrentes do Código Deontológico;
Fazer o que estiver ao meu alcance para manter e elevar os padrões da minha profissão.
Pela minha honra prometo, solene e livremente, cumprir este juramento.”
Sem comentários:
Enviar um comentário